Os 4K’s são os pilares do compliance, elas são de grande importância para o cumprimento das leis e regulações estabelecidas pelo Governo Federal e Banco Central.
Essas práticas são essenciais para assegurar a integridade, segurança e conformidade das organizações, desempenhando um papel na prevenção de riscos, fraudes, lavagem de dinheiro, financeiro ao terrorismo, entre outros. Além disso, elas auxiliam as empresas a permanecerem em conformidade com as leis, regulamentos e padrões éticos estabelecidos. Conheça quais são elas:
KYC (Know your customer/ Conheça seu cliente)
Esta etapa é um dos princípios mais importantes da compliance bancária. Nela é possível identificar e conhecer melhor seu cliente antes de fechar um negócio, identificando seu relacionamento com o mercado e os riscos que podem surgir durante o processo. Dessa forma, as tomadas de decisões para financiamento e liberação de crédito são mais assertivas e seguras.
KYP (Know your partner/ Conheça seu parceiro)
Essa estratégia é utilizada para que as empresas possam conhecer melhor com quem sua instituição está fechando uma parceria. Com ela, é possível conhecer melhor todo o histórico da pessoa com quem você está fechando contrato e entender se é ou não um bom negócio.
Leia também…
Compliance Bancário garante operações financeiras seguras
Como aplicar compliance bancário em instituições financeiras
KYE (Know your employee/ Conheça seu funcionário)
Essa ação assegura a relação da empresa com seus colaboradores. Com informações detalhadas, é possível identificar e verificar antecedentes, habilidades, histórico de emprego e outras informações relevantes sobre funcionários das empresas. A KYE protege a reputação da empresa, evita multas e penalidades legais, e promove uma cultura organizacional de integridade e responsabilidade.
KYS (Know your supplier/ Conheça seu fornecedor)
O KYS na compliance envolve entender a fundo os fornecedores com os quais uma organização faz negócios, avaliando os riscos associados a esses relacionamentos e implementando medidas para garantir conformidade e mitigação de riscos. Através dela, é possível identificar e verificar o fornecedor, avaliando e gerenciando riscos da negociação.
A implementação dos 4K’s é a garantia de segurança para uma instituição. Ela é essencial na prevenção de atividades ilícitas, no cumprimento de regulamentação, proteção da reputação, gestão de riscos e aumento da confiança do cliente, reduzindo o número de dúvidas e reclamações.
O Sistema Procob te auxilia na aplicação dessas práticas. Faça uma demonstração gratuita e proteja-se de riscos financeiros por meio de análises inteligentes e dados atualizados.