E-commerce

Protegendo Seu Negócio Online: O Papel Vital do Sistema Antifraude no E-Commerce

Em 2023, o Fraudômetro, ferramenta da Serasa que registra a quantidade de tentativas de fraudes no país, registrou mais de 9 milhões de alvos de golpes. Dados de uma pesquisa realizada pela empresa Conversion mostram que no ano passado, no mês de novembro, as compras em lojas virtuais aumentaram em 13,1%, ultrapassando o desempenho do mês de janeiro, até então considerado o melhor do ano, com um total de 2,77 bilhões. 

Diante desse aumento significativo e com a estimativa de expansão para os próximos anos, é crucial que o comércio eletrônico invista em soluções antifraude, evitando prejuízos financeiros e preservando a reputação de seu e-commerce. O papel desses sistemas é fundamental não apenas para a proteção da loja, mas também para a segurança dos clientes. 

Como ele atua na loja virtual? 

Para assegurar a integridade do seu e-commerce, esses sistemas, ao detectarem qualquer movimentação suspeita ou tentativas de golpes, bloqueiam automaticamente a transação, impedindo que a atividade prossiga e evitando que a empresa sofra com a perda de mercadorias, danos financeiros e chargebacks. 

Essas ferramentas realizam a comparação e análise de dados, confrontando as informações dos registros cadastrais com os dados do cartão de crédito utilizado para o pagamento, além de examinarem detalhadamente padrões de comportamento. 

Um sistema antifraude desempenha um papel crucial não apenas na segurança da sua loja e de seus clientes, mas também oferece os seguintes benefícios: 

  • Facilitação de rotinas; 
  • Processos de análise ágeis; 
  • Melhoria da experiência do usuário durante a jornada de compra; 
  • Redução de prejuízos e chargebacks; 
  • Proteção dos consumidores, resultando em maior satisfação. 

Quais são os tipos de sistemas antifraude? 

A tecnologia se tornou uma aliada essencial nesses processos de segurança, e a cada dia vem desenvolvendo novas ferramentas para proteger o e-commerce. Abaixo, listamos algumas funcionalidades que auxiliam na prevenção de golpes e fraudes. 

Confirmação de Dados 

A consistência dos dados cadastrais com as informações contidas no cartão de crédito é essencial para detectar uma fraude. Quando essa confirmação é realizada manualmente, pode haver falhas que resultam na não detecção de detalhes importantes, possibilitando a efetivação de golpes. Com o uso de um sistema antifraude, essa verificação é feita de maneira automática, rápida e precisa. 

Geolocalização 

A maioria das compras efetuadas em lojas virtuais não ocorre na mesma cidade em que os consumidores estão localizados. Esta ferramenta possibilita o rastreamento da compra e a correlação dos dados com o histórico de localização do usuário. 

Big Data 

A tecnologia, aliada à segurança do e-commerce e dos usuários, utiliza o Big Data como uma ferramenta antifraude para compreender os padrões de consumo a partir de um grande volume de dados sobre as compras do cliente. Dessa forma, é possível prevenir transações fraudulentas por meio de uma análise minuciosa dos dados, aprovando ou bloqueando a compra de maneira segura. 

Machine Learning (ML) 

Associado ao Big Data, o Machine Learning consegue identificar fraudes por meio de algoritmos, detectando em tempo real ações suspeitas durante a transação. 

Código de Segurança 

Atualmente, nas compras realizadas em lojas virtuais com cartões de crédito, é solicitado o código de segurança localizado no verso do cartão no momento do pagamento. Esse é um mecanismo de proteção, pois os golpistas geralmente têm apenas o número do cartão. O código de segurança é uma medida comumente utilizada no combate às fraudes. 

É responsabilidade do e-commerce garantir a proteção dos clientes e do próprio negócio. Essas medidas proporcionam comodidade, praticidade e uma reputação sólida para a loja, pois os consumidores sentem confiança e tendem a se fidelizar. 

A Procob oferece soluções antifraude que protegem seu negócio contra ameaças cibernéticas e práticas fraudulentas por meio de uma minuciosa validação de dados, documentos e históricos. Essas soluções fortalecem as defesas do e-commerce e inibem possíveis riscos de golpes.