E-commerce

Novos caminhos para o e-commerce com o D2C

O modelo do e-commerce vem passando por transformações ao longo dos anos, e a novidade e tendência que tem sido bem recebida pelo comércio virtual é o D2C (Direct-to-Consumer).

Nesse modelo, as lojas virtuais realizam vendas diretamente aos clientes, não mais divulgando seus produtos em outras plataformas, como nas vendas B2B (Business to Business). Esse mercado em expansão tem sido bem aceito pelas lojas online, uma vez que as empresas não precisam de um marketplace, varejista e atacadistas, mantendo contato direto com o consumidor final.

Com esse formato, as lojas estreitam o relacionamento com o cliente final, não sendo mais necessário repassar seus produtos para o mercado varejista a fim de alcançar o consumidor. Isso evidência como a jornada do consumidor vem mudando, e o e-commerce vem expandindo seus horizontes. Pontos como a procura por produtos personalizados e compra mais ágil, direta e satisfatória apenas reforçam o sucesso dessa tendência.

Quais as vantagens?

Investir nesse modelo traz vantagens para o seu e-commerce. Conheça elas:

Facilidade

Como o processo é direto entre a marca e o consumidor, torna-se muito fácil e rápido, eliminando pontos que tornavam a compra mais burocrática.

Entrega Rápida

O controle do processo de entrega está diretamente ligado ao fornecedor, que pode optar por flexibilizar as entregas para melhorar o atendimento e aumentar a confiança do consumidor.

Expansão do Público

A internet possibilita que o empreendedor estude seu cliente, entenda suas necessidades e consiga oferecer produtos mais segmentados, ampliando sua carteira de clientes.

Melhor Experiência de usuário

Ter todo o processo de vendas em suas mãos faz toda diferença. Dessa forma, é possível solucionar com agilidade eventuais problemas que possam surgir durante a compra, assim como fidelizar os clientes no pós-vendas.

Conexão direta com a marca

O contato direto entre as duas pontas possibilita uma experiência personalizada para cada cliente.

Redução de Custos e Preços Competitivos

Ao optar vender diretamente pela sua plataforma online, o fornecedor tem a possibilidade oferecer produtos com valores mais acessíveis. Isso se dá pelo fato de não ser necessário a contratação de um marketplace para exposição dos materiais, eliminando a necessidade de pagar comissão para distribuidores, atacadistas e varejistas.

D2C como estratégia de vendas

A D2C é uma excelente opção para os e-commerces, mas também demanda de um planejamento bem estruturado para garantir um retorno positivo. Aproveite as vantagens oferecidas pela internet para aprimorar a comunicação com o consumidor final, fornecendo não apenas produtos, mas também conteúdos que os auxiliem no fechamento de pedidos.

Com essa nova estrutura de vendas online, é possível personalizar os processos, otimizar os recursos de operação e ter um maior controle sobre as compras, além de conhecer melhor seu público. O D2C é uma estratégia bem aceita no mercado eletrônico nacional e representa uma opção vantajosa para empresas que desejam focar no ambiente virtual e aumentar seu retorno financeiro.

Entretanto, é fundamental ressaltar que o e-commerce precisa estar preparado para esse novo modelo de negócio, assegurando que todos os processos funcionem de maneira coerente e correta. O foco deve estar sempre na jornada de consumo e na experiência do consumidor.

Notícias
Procob 19 anos
Chegamos ao 19º aniversário da Procob, são anos de história dedicados para conquistar a fidelidade e manter a segurança dos…