Aumento de empresas inadimplentes no país supera série histórica do índice

A inadimplência bateu seu próprio recorde desde o começo do índice histórico iniciado em 2016. De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 78,3% das famílias brasileiras tem alguma dívida em atraso. A cada 100 consumidores inadimplentes no mês de abril, 45 estavam em atraso há mais de três meses. Ao todo são 66,8 milhões de pessoas com dívidas.

É importante entender que a inadimplência é uma cadeia e quando atinge o consumidor final, com toda certeza esses números serão refletidos nas empresas. Em um relatório apresentado pela Serasa Experian, nos últimos 12 meses, quase meio milhão de empresas foram negativadas em todo o país, totalizando 6,5 milhões de empreendimentos que estão no vermelho.

Os valores negativados passam dos R$115 bilhões e em média, cada CNPJ negativado possui 7 contas em atraso. As empresas de serviço representam 53,8% dos devedores, seguido pelo comércio 37,3%, indústria 7,7%, setor primário 0,8% e outros incluindo área financeiro e o terceiro setor 0,4%.

Na pesquisa é possível ver quais as categorias onde foram adquiridas as maiores porcentagens de dívidas. O segmento “Outros – Empresas financeiras e de Terceiro Setor” lideram essa lista, assim como o setor bancário e serviços possuem grande parte dos débitos a serem ressarcidos.

Em um parâmetro por estados, São Paulo está em primeiro lugar, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia. Conforme informações da Serasa, 5,76 milhões são micro e pequenas empresas, que juntas somam 94,5 bilhões de reais em dívidas.

Negativação de Devedores

A Procob em parceria com a Serasa Experian, oferta a solução Negativação de Devedores. Ela é uma cobrança de dívidas permitido para as empresas, essa ferramenta de cobrança acessa dados do maior banco de inadimplentes do país. Com essa solução é possível fazer acordo com valores mais acessíveis para a quitação das dívidas e sair da inadimplência. O procedimento é realizado de forma legal, constituído no Código de Defesa do Consumidor.

Podem ser incluídas na lista de negativados, dívidas vencidas e as que não foram pagas atreladas a um CPF ou CNPJ. No momento em que é solicitada a inclusão de um nome na lista de negativados, o órgão de proteção ao crédito envia uma carta ao cliente informando a situação.

Podemos te ajudar! 

A Procob pode auxiliar sua empresa em duas frentes:

– Informações minuciosas para a análise de liberação de crédito, e acompanhamento do comportamento financeiro dos clientes. Com esses dados é possível tomar decisões mais assertivas baseadas na realidade de cada consumidor.

– Negativação de devedores é uma forma de notificar o cliente sobre o valor que consta em aberto e abrir possibilidades para que o valor seja quitado.

Saiba mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar seu negócio!

 

Notícias
Procob 19 anos
Chegamos ao 19º aniversário da Procob, são anos de história dedicados para conquistar a fidelidade e manter a segurança dos…