E-commerce

Black Friday: Proteja sua empresa contra Chargeback

O mês de novembro é esperado ansiosamente pelo mercado varejista, por conta de um dos maiores eventos voltados para essa área, a Black Friday. Mas, junto com o planejamento da baixa dos estoques, aumento do faturamento e a alegria dos clientes satisfeitos, vem o temido Chargeback.

Esse processo acontece quando um cliente contesta uma compra realizada pelo banco emissor do cartão de crédito. Isso pode ocorrer quando:

  • Cliente não reconhece a transação;
  • Desacordo Comercial;
  • Erro no processamento da venda;
  • Compra enquadrada como fraude;
  • Cartão clonado.

E a loja/vendedor é responsável pelos eventuais Chargebacks sofridos nas transações comerciais. As bandeiras de cartões estipulam um limite para ocorrências desse tipo de situação, caso ultrapassar os números estipulados pode ocasionar em advertências, aplicação de multas, bloqueios ou até mesmo descredenciamento da empresa.

Para que seu negócio não sofra com o impacto negativo que esse processo possa causar, é necessário tomar algumas precauções para evitar ou diminuir esse tipo de cenário e manter-se de acordo com as regras do mercado.

Como evitar?

É de extrema importância que o planejamento e principalmente a segurança sejam os principais focos do seu e-commerce. Com algumas medidas preventivas, você consegue proteger seu negócio e o seu cliente, trazendo mais confiança e tranquilidade nas transações da sua loja virtual.

Antifraude

Manter sua loja segura traz benefícios para você e para seus clientes. Hoje, com as contestações que acontecem durante as compras devido a clonagem de cartões ou compras fraudulentas podem ser bloqueadas quando sua empresa utiliza ferramentas que auxiliem na confirmação dos dados cadastrais com os dados de pagamento.

Prazos de entrega

Cuide com os prazos de entrega, prometa somente aquilo que poderá cumprir e se eventualmente surgirem problemas durante o processo, informe o cliente. Outra sugestão, é enviar o código de rastreio do produto, assim o cliente terá visão completa do andamento da compra.

Políticas de troca, devolução, cancelamentos e garantias

Quantos mais informação, melhor! Manter de forma visível e muito bem explicada quais são as regras para troca, devolução, cancelamentos e garantias, mostra para o cliente quais as regras da empresa e que se os questionamentos são se enquadram nas normas, fica muito fácil da empresa não ter custos para a resolução do processo.

Atendimento

Possua uma equipe de atendimento preparada para o pré, durante e pós-vendas. Isso facilita o contato já que o consumidor poderá sanar suas dúvidas de forma rápida e assertiva.

Descrição dos Produtos

Ao divulgar um produto no e-commerce é importante descrevê-lo com muitos detalhes e todas as informações necessárias para que o comprador conheça o produto e entenda se ele é o que procura. Importante ter a descrição do produto como cor, tamanho, peso, para roupas e calçados, possuir uma tabela de medidas, imagens e avaliações de outros clientes. Dessa forma, a contestação por falta de descrição será evitada.

Essas dicas são valiosas para um ótimo funcionamento do seu e-commerce e principalmente sua segurança e dos seus clientes. Isso ajudará que você tenha uma Black Friday tranquila e longe dos Chargeback, auxiliando nas suas vendas e no aumento do faturamento!