E-commerce

Pós-Black Friday, o evento da vez agora é o Natal

A Black Friday neste ano teve um recuo de até 15% nas vendas em relação ao ano passado, de acordo com dados apresentados pela Confi.Neotrust.  O evento é um dos maiores no e-commerce, deixando as compras de Natal como segundo plano; mas no entanto, esses resultados indicam uma mudança na perspectiva de compra por parte dos consumidores.

Em anos anteriores, era comum os clientes aproveitarem as promoções da Black Friday para antecipar suas compras de final de ano, mas tal padrão não se repetiu nas duas últimas edições. Segundo uma pesquisa realizada pela Meta,  87% dos consumidores planejam realizar suas compras de fim de ano exclusivamente para o Natal, sendo que 64% têm a intenção de efetuar suas compras em lojas virtuais. O relatório encomendado pelo empresa à Offerwise, entrevistou 1.000 consumidores maiores de 18 anos

Diante desse novo cenário, é essencial que os e-commerces aprimorem suas estratégias para não perderem o ritmo durante as compras de Natal. Para te ajudar a manter aquecido esse período de maior rentabilidade no mercado, separamos alguns insights para impulsionar as vendas.

Planejamento

É necessário estudar, entender e planejar seu negócio. Com esses dados é que você conseguirá entender qual o seu público-alvo, o que eles precisam e desejam, além de controlar os valores e seu estoque. Dessa forma, a probabilidade de erros é bem menor do que um negócio sem nenhum tipo de planejamento.

Condições de pagamento

Com a expansão das carteiras digitais, oferecer aos clientes amplas opções de pagamento também auxiliam na tomada de decisão. O pix é uma das alternativas que vem sendo bem recebida por todos, principalmente pela sua agilidade nos processos.

Promoções especiais

No final do ano, as pessoas estão dispostas a gastar, especialmente devido ao clima de confraternização e à liberação do 13º salário. Invista em produtos com preços promocionais e descontos progressivos, atraindo a atenção dos consumidores e fidelizando aqueles que já são clientes assíduos.

Invista das Redes Sociais

“Quem não é visto, não é lembrado!” Hoje, a grande maioria do público está nas redes sociais, e utilizá-las como aliadas à sua loja virtual são uma opção de grande valia. Aproveite para abordar temas relacionados aos seus produtos, agregando valor ao que deseja oferecer para os consumidores. Isso promove engajamento e autoridade para sua loja, tornando-a conhecida.

Prazo de Entrega

Entendemos que em momentos de grande movimentação no mercado virtual, as empresas de entregas ficam com suas operações limitadas devido à grande quantidade de produtos. No entanto, estudar possibilidades para reduzir esses problemas faz toda diferença no momento da compra.

O comportamento do consumidor tem evoluído ao longo dos anos, e pensando nisso, é necessário adaptar-se a essas mudanças.  Estas sugestões estão alinhadas às expectativas dos consumidores em relação às compras de final de ano, sendo uma excelente opção para encerrar o ano com aumento no faturamento e crescimento da sua marca.