E-commerce

A evolução dos pagamentos digitais nos e-commerces

Com a constante evolução da tecnologia e as novidades diárias no mundo digital, é necessário que os e-commerces se mantenham atualizados. Isso proporciona autonomia, segurança e engajamento para sua loja virtual. Nas transições de um ano para o outro, é importante estar antenado quanto as tendências para o próximo ano, acompanhando as inovações e melhorando de maneira positiva os resultados do seu negócio.

Pós-pandemia, a jornada do consumidor mudou significativamente, especialmente após a implementação do PIX. Atualmente, a circulação de dinheiro tornou-se cada vez mais escassa. Segundo um relatório realizado na América Latina, promovido pela empresa PWC, as transações sem dinheiro em espécie devem aumentar em 52% até 2025 e 48% até 2030. Conforme o relatório, o volume de transações sem a utilização de dinheiro físico será aproximadamente o dobro ou o triplo do nível atual.

E com isso, novas vertentes vão surgindo, e o leque de opções para as compras online também vem aumentando. Esses números vêm ao encontro com o surgimento das carteiras digitais. Além de proporcionarem uma forma ágil de realizar pagamentos, elas oferecem amplo acesso e custos baixos nas operações.

Ainda segundo o estudo da PWC, 60% dos bancos centrais já estão avaliando moedas digitais, e outros 14% estão em fase de testes, assim como o DREX aqui no Brasil. O estudo mostra que os serviços de open banking e o uso do QRcode para pagamentos devem impulsionar a adesão às carteiras digitais.

Mas, junto com o avanço das tecnologias, também é necessário estar preparado para as fraudes, uma das preocupações de bancos, fintechs, e-commerces e consumidores. Proteger seu negócio com ferramentas de cruzamento de dados cadastrais com informações de cartões de crédito, sistemas de antifraude, entre outros, faz com que o cliente se sinta confiante em realizar uma compra em seu site. E, principalmente, as chances de ter problemas com chargebacks e golpes de pagamentos tornam-se quase nulas.

O Brasil destaca-se como um dos países nos quais os consumidores são particularmente receptivos aos novos meios de pagamento, evidenciando a importância das lojas virtuais acompanharem as constantes inovações. Operações modernas, inteligentes e seguras não apenas aprimoram a atratividade do seu negócio, mas também consolidam a confiança dos clientes.