O que você precisa saber sobre Política de Crédito para sua empresa:

Conceder crédito é um desafio constante para todas empresas e no atual cenário, cheio que mudanças, atuações de fraudadores e incertezas, as instituições que precisam continuamente analisar clientes para tomar essas decisões, precisam também de ferramentas que auxiliem a avaliar seus clientes para mitigar riscos e também identificar oportunidades.  Confira abaixo um pouco mais sobre esse tema:

O que é Política de Crédito?

Análise do Cliente 

Quando surge a demanda de conceder crédito à um cliente, seja ele pessoa física ou jurídica é preciso levar em consideração alguns fatores para a tomada de decisão: Os dados cadastrais do cliente, as informações de mercado, consultas de validação de dados em bureaus de crédito, etc. Essas referências são submetidas a um conjunto de regras, ou seja, a Política de Crédito, que direciona a empresa para a decisão de conceder crédito a um cliente ou não.

As políticas são divididas em duas categorias:

– as Políticas de Concessão de Crédito definem quem será aprovado ou não para a carteira de clientes, e:

–  as Políticas de Manutenção que são baseadas no comportamento de consumo e pagamento e têm como objetivo medir o risco e rentabilizar ao máximo o cliente que já está na carteira.

 

 Como desenvolver a política de crédito? 

No caso de empresas maduras que possuem uma equipe e estrutura para armazenar dados comportamentais de clientes é possível definir características personalizadas para uma tomada de decisão.

Já para empresas que não guardam registros de clientes ou novos negócios é indicado utilizar uma política pré- configurada e adaptar ao perfil da carteira conforme a necessidade.

 

A Importância dos dados para a política de crédito 

Empresas que possuem uma base de dados eficiente conseguem melhores resultados em suas estratégias de concessão de crédito, uma vez que podem fazer uma política de crédito customizada.

Nem sempre todas as informações para a aplicação da política de crédito são fornecidas pelo cliente, muitas vezes é preciso contar com ferramentas para validar, atualizar e enriquecer dados, pois é muito comum as empresas e instituições de crédito terem em suas bases dados históricos, onde muitas vezes essas informações já estejam defasadas.

Para uma análise eficiente conte com as soluções Procob, Distribuidor Autorizado Serasa Experian.

Para mais informações, converse com nossos consultores.

 

 

Notícias
Relacionadas

13/01/2022

O que você precisa saber sobre Política de Crédito para sua empresa:

Conceder crédito é um desafio constante para todas empresas e no atual cenário, cheio que mudanças, atuações de fraudadores e incertezas, as [...]
Leia mais...

09/11/2021

Black Friday: A importância de proteger sua empresa

Desde o início do isolamento social, foi possível observar o crescimento das transações comerciais online. Os dados confirmaram a evolução das [...]
Leia mais...

04/11/2021

7 dicas para prevenir fraudes na sua empresa durante a Black Friday

A internet nos oferece diversas facilidades para fazer bons negócios; porém a prevenção é a melhor forma de escapar das tentativas de fraude. [...]
Leia mais...