Aumento expressivo dos pagamentos por pix nas compras online transforma era dos boletos!
Em 2020 uma nova modalidade de transferências foi criada pelo Banco Central, o Pix, e com ele veio a comodidade e agilidade em processos bancários como o DOC e TED. Mas, o que ninguém imaginou era o crescimento desse novo modelo de transação bancária e suas funcionalidades em diversos mercados.
Uma pesquisa realizada em julho de 2022 pela empresa Gmattos, mostra um avanço expressivo dos pagamentos via pix nos e-commerces. Em janeiro de 2021 apenas 16,9% das lojas online utilizavam essa modalidade, já em julho de 2022 os números dispararam e chegaram a 76,3% das plataformas online, dividindo o segundo lugar com o pagamento por boleto, perdendo apenas para o cartão de crédito.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os embolsos por boletos sofrem com o abandono das compras e com a falta de pagamento em 50% das situações, enquanto o pix segue uma linha de crescimento com as lojas virtuais ofertando descontos e agilidade no processo de liberação dos produtos.
Para os varejistas é uma vantagem significativa e é considerável adotar esse modelo de pagamento pelos seguintes fatores – taxas menores, redução do abandono das compras, dinheiro na hora e melhor experiência para os usuários.
A tendência é que em 2023 essa modalidade cresça ainda mais. De acordo com a pesquisa, a expectativa é que a taxa de aceitação do mercado online para pagamentos por pix seja de 92%, um número bem relevante vindo de uma modalidade teoricamente “nova”.
Os boletos serão descontinuados?
Não! Essa modalidade de pagamento continuará existindo, porém aos poucos conforme as pessoas estiverem mais habituadas com o pagamento via pix, ele será cada vez menos usado e com o tempo ficará apenas como uma opção de nicho.
Os carrinhos de compras abandonados, o cancelamento dos boletos, taxas mais altas e falta de flexibilidade no pagamento, vão fazer com que cada vez mais varejistas adotem essa prática de pagamento e a diminuição da utilização dos boletos.
E você? É #teampix ou #teamboleto? O importante é ficar de olho nas atualizações do mercado e principalmente no que o seu cliente final precisa e se identifica.
