Prevenção ao Risco Financeiro

Com o objetivo de evitar problemas com fraudes e corrupção, empresas brasileiras vem abrindo espaço para a área de compliance, que regula temas relativos à lavagem de dinheiro e a conformidade com as leis.

Compliance é um termo em inglês que significa estar de acordo com a lei, esse é um conceito que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo e principalmente no setor financeiro. O compliance financeiro cuida especificamente dos casos de lavagem de dinheiro e fraudes financeiras.

Incluir processos preventivos para evitar e combater atos ilícitos em contas de clientes, colaboradores e gestores é fundamental para preservar o patrimônio e a reputação da empresa.

De acordo com a legislação a lavagem de dinheiro é a sequência de ações praticadas pelo sujeito ativo com fins de ocultação da origem, natureza, disposição, localização, propriedade ou movimentação de determinado bem, direito ou valor de origem em crime ou contravenção penal para que, em último escopo, possa inseri-lo novamente na economia formal com falso aspecto lícito.

As normativas regulam as responsabilidades das instituições financeiras quanto aos procedimentos de prevenção a crimes financeiros, manter atualizadas as informações cadastrais de seus clientes bem como a comunicação de operações financeiras suspeitas ao Banco Central do Brasil.

Entre em contato com nossos consultores para saber como a Procob pode ajudar a sua organização.

Conversar com Consultor

Notícias
Relacionadas

13/07/2022

TIMELINE: Consulte alterações que ocorreram no CNPJ

Consulte o histórico de empresas parceiras Consultar o histórico de empresas parceiras, tornam suas análises estratégicas e aumentam a [...]
Leia mais...

31/01/2022

Consulta Simples Nacional

[caption id="attachment_111493" align="aligncenter" width="583"] Consulta Simples Nacional[/caption] O Simples Nacional simplificou o processo de [...]
Leia mais...

24/01/2022

Procob 18 Anos

Procob comemora 18 anos de atuação em nova sede. Em 2022 a Procob comemora sua maioridade no mercado de tecnologia de dados em novo [...]
Leia mais...