Quais os cuidados que as empresas devem tomar na concessão de crédito

Ontem falamos de retomada do País e hoje queremos nos deter mais especificamente sobre concessão de crédito e vendas pelo E-commerce.

CRÉDITO: Tem sido amplamente divulgados dados quase alarmantes em relação aos percentuais de endividamento das pessoas: números que ultrapassaram 60 milhões de pessoas. Isso significa que mais da metade da população são caloteiros ou fraudadores?

Claro que não! Esses números indicam que a inadimplência existe mas nem por isso é preciso parar de conceder. Então o que é preciso fazer?

É muito claro para todos que o País viveu (e ainda vive) uma crise sem precedentes e que essa situação acarreta desemprego e instabilidade financeira nas pessoas e empresas: daí a conclusão que nos leva a recomendar uma avaliação mais rigorosa sobre a situação de cada indivíduo e empresas. 

Como fazer isso? Analisando o histórico de cada tomador ou comprador para evitar negociar com:

  • quem tem dívidas em aberto;
  • não tem renda suficiente para pagar;
  • está trabalhando em um setor ameaçado pela crise;
  • se existe patrimônio ou renda adequada;
  • verificar se seu imóvel ou veículo servem como garantia.

E-COMMERCE: Mas e se sua empresa é do ramo de vendas pela internet? Como fazer?

Nesse nicho de mercado, que as vezes parece imune da inadimplência, entra um novo fator: as fraudes nas compras com cartões de crédito.

Há levantamentos que indicam que a cada 5 SEGUNDOS há uma tentativa de fraude; o que fazer para se prevenir contra essa ameaça?

Buscar um Sistema que fique INTERLIGADO com sua empresa e que faça a verificação de CADA COMPRA, 24 horas por dia e com tempo de resposta não superior a 2 segundos!!

Assim, será possível aproveitar essa onda de busca de produtos com maior comodidade para o consumidor com um risco minimizado pelo combate aos fraudadores (cartões clonados, roubados, de terceiros, etc), em benefício das empresas.

Mas não é apenas negando o crédito que se evitam as fraudes: é preciso ter uma ferramenta que previna mas também libere a venda quando, mesmo usando um cartão de terceiro, possa aprovar a operação com segurança. A Procob possui essas soluções.

PROCOB

Notícias
Relacionadas

27/05/2021

O que é Background Check?

É o significado para verificação de antecedentes. Uma prática muito conveniente no mundo corporativo para diversos fins, seja para análise de [...]
Leia mais...

19/05/2021

Risco no Futuro das Fraudes: Identidades Sintéticas

O aumento de transações através de lojas online e marketplaces, geram tendências também no mercado da fraude. Em função dos "novos hábitos" [...]
Leia mais...

15/09/2021

15 de Setembro: Dia do Cliente

15 de setembro foi a data escolhida para homenagear consumidores e aquecer as vendas num período pouco expressivo para o comércio. Desde 2003, 15 [...]
Leia mais...

09/09/2021

Dados para análise de risco de um potencial cliente, parceiro ou fornecedor

Analisar o potencial de risco é uma medida de segurança essencial nas organizações pois evita prejuízos materiais e danos à reputação. [...]
Leia mais...

09/07/2021

Prevenção ao Risco Financeiro

Com o objetivo de evitar problemas com fraudes e corrupção, empresas brasileiras vem abrindo espaço para a área de compliance, que regula temas [...]
Leia mais...