Planejamento 2023: impulsione seu e-commerce!

Saiba quais as novidades para os negócios virtuais e quais tópicos importantes para ter sucesso no próximo ano

Identificar novas tendências e oportunidades para o ano que está começando, te fazem sair à frente dos concorrentes. Por isso um bom planejamento e novas estratégias fazem total diferença no seu negócio. Para 2023, a expectativa é de que os e-commerces continuem em uma linha crescente.

Em 2021 o comércio eletrônico bateu recorde de movimentações, no total foram R$150,82 bilhões. Esse ano não será diferente e um novo marco será registrado, a previsão é de R$169,59 bilhões de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm Forekast).

Para esse ano, a perspectiva de crescimento é ainda maior, calcula-se 395,1 milhões de pedidos, 87,8 milhões de compradores e R185,7 bilhões de faturamento. Os números só confirmam o relacionamento positivo dos consumidores mais digitalizados.

E como lidar com aumento significativo dos e-commerces? Como me preparar para o ano que está começando? Nesse artigo iremos te ajudar a visualizar novas oportunidades e pensar em estratégias para seu negócio.

Quando falamos em mercado digital, precisamos entender que quanto mais alinhados estamos com as tecnologias, melhor é a experiência do usuário e mais moderna é a plataforma de vendas.

Chatbots

Pensando em inovação, os chatbots lideram as listas de projeções para esse ano. Como não tem o atendimento presencial de um vendedor auxiliando no processo, é importante que o atendimento automatizado seja cada vez mais humanitário. Quanto mais o cliente se sentir bem atendido pelo vendedor virtual, melhor será o retorno para seu e-commerce.

Personalização

Utilizar os dados coletados no seu site para ajustar novas experiências e tornar mais personalizada a jornada de compra do seu cliente, auxiliando na fidelização.

Mídias Sociais

“Quem não é visto, não é lembrado!”, essa é um jargão popular muito falado e nos tempos atuais faz muito sentido. Hoje se sua marca não está presente nas redes sociais, ela dificilmente será lembrada e divulgada pelos consumidores. Dessa forma, é importante estar presente nos canais digitais, sempre identificando onde está seu usuário e tentando interagir o máximo possível com o cliente.

Estratégia Omnichannel

As estratégias omnichannel vem crescendo no mercado e muitas pessoas estão se adequando a essa nova estratégia. Muitas vezes pelos valores do frete e longos prazos de entrega. Pensar em formatos de vendas em locais que seja possível comprar pela internet e retirar na loja física é um ponto bem positivo para a sua loja virtual e vem sendo bem aceita pelos clientes.

Marketplaces

Se fazer presente em plataformas de vendas traz visibilidade e segurança para o seu empreendimento. Visibilidade porque ao selecionar um produto da sua loja, as possibilidades de ela entrar no seu site são bem maiores e a segurança porque conhecem a plataforma e entendem que é uma compra segura. Essa é uma das tendências dos negócios virtuais em 2023.

Confiança

Provavelmente você já fez compras online e com certeza antes de finalizar uma compra certificou-se de que o site era seguro. A segurança faz com que os clientes criem vínculos e sintam confiança em comprar na sua loja.

Cumprir com o que foi prometido, vender produtos de qualidade, responder as dúvidas dos clientes com agilidade e clareza são pontos que geram confiança e credibilidade.

Combate às fraudes

Manter seu e-commerce em segurança e transparecer isso para os clientes, além causar boa impressão, faz com que vínculos sejam criados.

Utilizar sistemas de antifraude, validação de dados e entender o relacionamento do cliente com o mercado, podem ajudar a manter sua ferramenta e os consumidores seguros.

  • Validação de identidade: uma das soluções para combater às fraudes é verificar as informações relacionadas a identidade de uma pessoa, como – documentos, dados cadastrais e dados biométricos, para confirmar a autenticidade do usuário e evitar invasão de golpistas aos seus produtos e serviços.
  • Verificação de documentos: otimizar os fluxos cadastrais é uma das opções. Atualmente existem sistemas com finalidades capazes de extrair e identificar dados de documentos de forma automática.
  • Verificação de empresas: entender o histórico, jornada e quadro societário da empresa da qual você pretende se relacionar, diminui os riscos de golpes e fraudes.

Essas são algumas soluções para o combate à fraude, existem outras possibilidades e nós da Procob podemos te ajudar. Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.

Os e-commerces vivem um momento de crescimento exponencial e dessa forma é imprescindível entender seu negócio como um todo e principalmente, se planejar para garantir resultados positivos e satisfatórios.

Notícias
Relacionadas

23/01/2023

Procob 19 anos

Chegamos ao 19º aniversário da Procob, são anos de história dedicados para conquistar a fidelidade e manter a segurança dos nossos parceiros e [...]
Leia mais...

04/01/2023

Planejamento 2023: impulsione seu e-commerce!

Saiba quais as novidades para os negócios virtuais e quais tópicos importantes para ter sucesso no próximo ano Identificar novas tendências e [...]
Leia mais...

27/12/2022

Agora o CPF é documento único de identificação

No último dia 21, a Câmara aprovou projeto de lei que determina o número do Cadastro de Pessoa Física o único número de identificação do [...]
Leia mais...