Inadimplência – Prevenir ou Remediar

A inadimplência é uma cadeia que atinge tanto o empreendedor como o consumidor, podendo gerar uma bola de neve imensa e causar muita dor de cabeça à saúde financeira do seu negócio. Para que problemas como estes não atinjam o seu empreendimento é importante adotar uma gestão financeira eficaz. Com esse cuidado é possível analisar o que está entrando e saindo do caixa, para não acabar deixando algo de lado e gastando aquilo que não poderia.

Em um relatório apresentado pela Serasa, em setembro de 2022, o número de empresas inadimplentes teve um aumento significativo de 6,3 milhões. Os dados também incluem pequenas empresas. De acordo com o Mapa das Empresas do governo federal, atualmente o Brasil possui 20,4 milhões de empresas, a pesquisa mostra que 30% delas constam como inadimplentes até setembro deste ano.

Fonte: Serasa Experian
Fonte: Serasa Experian

 

A inadimplência pode impactar diretamente no seu empreendimento. Abaixo listamos alguns pontos dos problemas que podem ser causar:

  • Gera gastos extras;
  • Diminui o potencial de expansão;
  • Rombo no fluxo de caixa; e
  • Relacionamento negativo com os clientes.

Como prevenir?  

Depois de ver o aumento expressivo de empresas inadimplentes e entender o que isso pode causar no seu negócio é melhor se prevenir. Listamos algumas ações que podem evitar problemas financeiros em seu empreendimento.

Gestão Financeira

Um ponto muito importante para que tudo caminhe sob controle é adotar uma ótima gestão financeira. Com esse cuidado é possível analisar o que está entrando e saindo dos caixas, fazer planejamentos de expansão, aumentar a lucratividade e cuidar das contas para serem pagas em dia, como funcionários, fornecedores, despesas da empresa (água, luz e internet). No caso do e-commerces gastos com plataforma, softwares de segurança, entre outros. Se a firma não souber lidar com as datas corretas para os pagamentos pode gerar um acúmulo de dívidas causando muita dor de cabeça.

Análise de crédito

Como falado no início do texto a inadimplência é uma cadeia e se o consumidor não pagar a compra, o empreendedor sofre com programações feitas com o valor vendido. Por isso é importante contar com um software de análise de crédito, essa é uma forma de analisar quem está comprando e entender se será uma venda positiva ou negativa para seu negócio. No e-commerce, a utilização de ferramentas de cruzamento de dados, também pode ser uma opção benéfica, sendo possível validar informações cadastrais com os dados do cartão.

Nota Fiscal

Desde que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passou a ser exigida, ela sofreu várias alterações para que pudesse se enquadrar em todos os empreendimentos existentes no Brasil.  Ela é a segurança do empreendedor perante a lei, mas no início não foi bem aceita, por conta do investimento com softwares e ferramentas habilitadas para esse processo.

Atualmente já é possível entender que a emissão de NF-e possui pontos positivos, abaixo citamos os três mais importantes:

Ganho de tempo: Com o auxílio de sistemas de emissão de NF-e o processo se torna bem mais ágil, sem ter a necessidade de ficar preenchendo formulários. Com poucos cliques é possível fazer a emissão.

Redução de custos: Não é necessário fazer a impressão da DANFE sendo que automaticamente ela é entregue no endereço eletrônico da pessoa/empresa. Assim os funcionários dedicados apenas a essa função, podem realizar outras atividades.

Facilidade de armazenamento: O fim da era dos papéis com toda certeza é uma vantagem, já que os documentos ficam armazenados na nuvem e possuem a facilidade para pesquisas.

Certificado Digital

O Certificado Digital tem validade jurídica e garante a autenticidade e integridade das informações. Ela é a identidade de pessoas e empresas no meio digital, muito utilizada nas operações ligadas à Receita Federal e a assinaturas de documentos digitais.

Métricas de vendas

Acompanhar os números de vendas diariamente é uma forma de controle financeiro, dessa forma é possível entender o consumo de produtos da loja e poder fazer planejamentos. Assim você sabe o quanto sua loja te dá de lucro e o quanto poderá investir e gastar.

Como remediar?

Se infelizmente mesmo com todos os cuidados foi impossível evitar a inadimplência, com a Negativação de Devedores pode-se buscar remediar e mudar esse quadro. Essa é uma das opções ofertadas pela Procob em parceria com a Serasa Experian, onde é possível fazer acordos com valores mais acessíveis para quitar as dívidas.

Sabemos que imprevistos e emergências acontecem e ter um bom planejamento e uma reserva financeira, podem te auxiliar a não comprometer o que já havia sido programado. Cuidar da saúde financeira da sua empresa é essencial para um ótimo funcionamento e expansão.

 

Notícias
Relacionadas

24/11/2022

Compras de Natal na Black Friday

Que a expectativa para a Black Friday é grande, isso não tem como negar! E os dados não nos deixam mentir. Segundo pesquisa produzida pela [...]
Leia mais...

22/11/2022

Black Friday e a expansão das vendas digitais

Com o aumento dos negócios virtuais é preciso ficar de olho na segurança da sua loja e do consumidor O maior evento do mercado varejista, Black [...]
Leia mais...

17/11/2022

A Copa das Fraudes: saiba como proteger seu negócio

A expectativa para a Copa do Mundo não está só para o hexa, mas também para a movimentação no mercado, e com isso, a segurança de dados e [...]
Leia mais...