Dados para análise de risco de um potencial cliente, parceiro ou fornecedor

Analise de riscoAnalisar o potencial de risco é uma medida de segurança essencial nas organizações pois evita prejuízos materiais e danos à reputação. Empresas que mantém relacionamento com terceiros envolvidos em esquemas, golpes, fraudes ou lavagem de dinheiro podem ser punidas com as leis específicas de seu segmento.

Para garantir a conformidade com as regulamentações, as corporações vêm se beneficiando de ferramentas que auxiliam a identificar possíveis riscos em suas atividades.  Neste artigo você saberá quais informações são importantes para um processo decisório e onde encontrar essas informações.

 

Verificação de antecedentes

Umas das principais estratégias que contribui para a segurança no processo de análise de risco é o Background Check, ou verificação de antecedentes, podendo ser criminais, comerciais e financeiros. Informações dessa natureza que possam ser encontradas no histórico da empresa ou pessoa pesquisada exige atenção. O processo de verificação de antecedentes pode influenciar diretamente na tomada de decisão.

 

Tipos de verificação de antecedentes

Para a aplicação do background check, o processo pode variar de acordo com as informações que são relevantes para a empresa. É necessário identificar quais são as ameaças existentes no negócio e definir os dados que devem ser coletados do seu cliente, fornecedor ou parceiro. Confira os tipos mais comuns de verificação:

– Contratação: Tem como finalidade reduzir os riscos de contratações inadequadas, utilizado no processo de admissão em cargos relevantes ou que atuem diretamente com grandes valores. São apuradas informações como experiências acadêmicas e profissionais, antecedentes criminais e até registros de trânsito.

– Integridade: Tem como foco a investigação de informações relacionadas ao histórico trabalhista, como por exemplo demissões, cargos anteriores, salários, etc.

– Criminal: Quando exigida por lei ou em outra situações que requer confiabilidade são consultadas fontes como as polícias Civil e Federal, tribunais de justiça e o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

– Financeiro: Para compor processos de Know Your Customer (KYC), organizações de atividades financeiras costumam analisar o histórico de crédito e a possível ocorrência de crimes financeiros.

– Redes sociais: Através de publicações e perfis na web é possível realizar uma pesquisa de dados das principais redes sociais para avaliar o comportamento da pessoa ou empresa.

 

Onde encontrar essas informações?

Após definir os dados necessários para análise é hora de buscar recursos para obter informações. A internet disponibiliza diversas informações públicas com facilidade porém as plataformas públicas são bastante limitadas.

Quando há a necessidade de informações genuínas sobre dados de cadastro, registros, certidões, situação em instituições reguladoras entre outras conte com o Sistema Procob que pode ajudar nas estratégias de proteção e redução de riscos.

Aproveite para conhecer melhor a solução da Advanced Background Check (link) e entre em contato com nossos consultores.

 

Clique aqui e conheça a solução
Advanced Background Check

Notícias
Relacionadas

31/01/2022

Consulta Simples Nacional

[caption id="attachment_111493" align="aligncenter" width="583"] Consulta Simples Nacional[/caption] O Simples Nacional simplificou o processo de [...]
Leia mais...

24/01/2022

Procob 18 Anos

Procob comemora 18 anos de atuação em nova sede. Em 2022 a Procob comemora sua maioridade no mercado de tecnologia de dados em novo [...]
Leia mais...

13/01/2022

O que você precisa saber sobre Política de Crédito para sua empresa:

Conceder crédito é um desafio constante para todas empresas e no atual cenário, cheio que mudanças, atuações de fraudadores e incertezas, as [...]
Leia mais...