4005-5555 - Capitais e regiões metropolitanas | 0800-041-5555 - Demais localidades (apenas telefone fixo)

Consumidor pode ter “selo” de bom pagador

Um bom histórico financeiro, com contas pagas na data e sem dívidas com instituições financeiras, sempre foi motivo de orgulho para os consumidores, mas agora esta situação pode significar muito mais. Desde o dia 1º de fevereiro estão disponíveis pela internet dois serviços que facilitam a vida do consumidor e oferecem aos bons pagadores uma classificação que pode fazer diferença em compras e transações financeiras.

Tratam-se do Cadastro Positivo.  Com o serviço Cadastro Positivo, empresas credoras podem avaliar o comportamento de crédito do consumidor, como sua pontualidade e seu compromisso relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento, podendo assim recompensar pessoas físicas e jurídicas com acesso a melhores condições de negociações, prazos, limites, linhas de crédito e taxas reduzidas.
As informações sobre o histórico de pagamentos do consumidor são colhidas com empresas dos mais diversos segmentos. Dessa forma, as informações podem ser buscadas em bancos e financeiras, empresas de varejo e utilities (concessionárias de água, luz, gás etc), planos de saúde e odontológicos, provedores de internet, escolas e administradoras de cartão de crédito, entre outros. De acordo com a legislação, conforme o tipo de empresa pode ser necessária autorização específica. O Cadastro Positivo proporciona ao consumidor a solidez e a confiança necessárias no momento da solicitação de um empréstimo ou financiamento.
O Cadastro Positivo ainda não está bem difundido, mas deverá constar do portal dos detentores de bancos de Dados;  o Cadastro Positivo busca um conjunto de possíveis benefícios já em discussão na sociedade brasileira como melhores condições de acesso ao crédito, maior poder de negociação junto às empresas e credores, reconhecimento de bom pagador e, como consequência, melhores prazos, limites adequados ao perfil do consumidor e taxas diferenciadas, além da contratação de crédito de forma justa e sustentável.
O cadastro é administrado por empresas que gerenciam um banco de dados de pessoas físicas e jurídicas com histórico de dívidas adimplidas ou em andamento e foi criado para auxiliar empresas e consumidores nas relações de crédito. “Apesar de estar disponível para varejo e para instituições financeiras realizarem suas consultas, são as lojas do varejo que mais têm utilizado o Cadastro Positivo em busca do histórico de seus clientes para dar mais crédito”, afirma um Diretor de banco de dados.
Fonte: Aserc

Notícias
Relacionadas

30/04/2019

A PROCOB é chancelada com o Selo de Excelência em Franchising 2019

Na noite da última sexta feira (26), a Associação Brasileira de Franchising premiou a PROCOB DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LTDA, como uma das [...]
Leia mais...

18/04/2019

Conheça melhor o seu cliente através do KYC

Embora a frase "conheça o seu cliente" possa parecer insignificante para a maioria das pessoas, tem um significado muito importante no mundo dos [...]
Leia mais...

02/04/2019

Procob Serviços Cartoriais

A Procob inova mais UMA VEZ e consegue realizar um Fato RELEVANTE: uma NOVA TABELA PARA SERVIÇOS CARTORIAIS!! O atendimento que já é conhecido e [...]
Leia mais...