Combate as Fraudes

Fraudar dados é uma maneira de causar grandes danos a todos segmentos, seja ele de vida, veicular, em cadastros bancários ou de concessão de créditos no Brasil. Conheça a necessidade e importância da conferência de dados cadastrais antes de aprovar uma operação.

O mercado de seguros terminou o último ano com um crescimento estimado de 12,5% segundo Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Foi um ótimo resultado frente ao desempenho negativo observado em outros setores econômicos do país.

O grande drama que fazem estes resultados não serem tão bons é que aproximadamente 15% dos sinistros pagos ou operações comerciais e de crédito, foram considerados como casos com indícios de serem sinistros suspeitos. Agora em 2021 os cuidados deverão ser redobrados pelas perspectivas de que as fraudes sejam maiores com o acréscimo de transações não presenciais pelo aumento da automação em todos os segmentos.

As fraudes ocorrem de forma premeditada: o estelionatário contrata uma operação com a intenção clara e manifesta de receber a cobertura, seja da apólice, no caso de seguro, ou outro benefício segurado, através de uma ação de má-fé, com dados falsos. A Contratada acreditou nos dados fornecidos na contratação, contudo, é necessário checar as informações sob pena de ter que arcar com o prejuízo, já que os dados ou bens indicados como garantia não existem ou são de outra pessoa.

De forma geral não existe uma forma mágica de antever os riscos envolvidos e nem o fraudador vem com indícios de que é um fraudador: o que existem são formas de prevenir antes da contratação: é necessário que as empresas busquem sinais, indícios de que os dados fornecidos não sejam verdadeiros. A prevenção é a principal aliada para combater as fraudes!

Para isso, necessário é que se faça uma checagem ANTES de decidir a operação!

E quais são essas informações? São dados cadastrais, pendências financeiras, hábitos de pagamentos (Cadastro Positivo), informações veiculares, matrículas atualizadas de bens, verificar se o CPF ou CNPJ estão ativos na Receita Federal, verificar a participação em empresas (ativas e inativas) e de forma automatizada para ganhar agilidade e tornar o processo de aprovação (ou não) de uma proposta menos subjetiva, isso é, dependente da percepção dos profissionais da mesa de avaliação. Mas como garantir isso? Com o uso da tecnologia.

O ideal é contratar uma empresa que tenha um sistema que possa realizar a conferência e apontamento de divergências cadastrais de forma rápida, segura e integrada à área de aprovação de contratos ou operações.

A Procob Proteção ao Crédito S/A atua exatamente com essa finalidade: Proteção ao Crédito e Combate às Fraudes. Trabalhamos fortemente na validação de transações eletrônicas e presenciais, sejam comerciais ou bancárias e não só de dados pessoais, mas também com informações veiculares, capazes de apontar a situação de determinado veículo como: se tem restrições Judiciais, Administrativas, Financeiras e Tributárias bem como a outras situações que podem colocar o veículo como sem condições de ser utilizado.

Também nessa mesma linha estão os serviços Cartoriais, onde é possível realizar a busca, a nível Brasil, se determinado CPF/CNPJ possuem matrículas registradas nos Cartórios de Registro de Imóveis e no caso de existir, solicitar uma Matrícula Atualizada, sem sair de casa ou da empresa.

Informe-se no site da Procob – www.procob.com) ou ligue para nós em nossos canais de comunicações para obter mais informações.

Notícias
Relacionadas

16/02/2021

Combate as Fraudes

Fraudar dados é uma maneira de causar grandes danos a todos segmentos, seja ele de vida, veicular, em cadastros bancários ou de concessão de [...]
Leia mais...

29/01/2021

Procob no Mundo Empresarial da Band

 Neste sábado, 30 de janeiro a partir das 08h00 participaremos do programa “Mundo Empresarial” televisionado pela Band SP, no canal [...]
Leia mais...

22/01/2021

Procob 17 Anos

ANIVERSÁRIO DA PROCOB PROTEÇÃO AO CRÉDITO S/A Hoje é uma data muito especial para nós da família PROCOB!! Há 17 anos atrás criávamos [...]
Leia mais...