7 dicas para prevenir fraudes na sua empresa durante a Black Friday

A internet nos oferece diversas facilidades para fazer bons negócios; porém a prevenção é a melhor forma de escapar das tentativas de fraude. Confira a seguir algumas dicas da Procob Proteção ao Crédito para não cair em golpes de criminosos virtuais:

Prevenção a fraudes na black friday

Phishing: Um dos tipos de fraudes mais comuns é um phishing, que são sites falsos criados por criminosos que tem como principal finalidade roubar os dados pessoais e financeiros de usuários. Os lojistas também devem ficar atentos ao phishing: é importante pesquisar domínios semelhantes e também se o nome da loja não está sendo usado indevidamente.

Análise de risco: Uma preocupação constante de gestores e empreendedores do varejo online diz respeito à segurança das transações virtuais, e as fraudes no e-commerce. A análise de risco é um dos pontos principais do planejamento de um negócio. Ao conhecer os riscos inerentes da empresa, os gestores têm a oportunidade de pensar em ações que possam evitar a exposição aos riscos. Ou seja, realizar uma análise de risco no comércio eletrônico de qualquer porte, pois é a principal causa de perdas por fraudes.

Conheça seus clientes: Mais conhecido com KYC, do termo inglês Know Your Customer, corresponde a um conjunto de ações que tem como finalidade obter o máximo de informações relevantes para conhecer os consumidores, a fim de que a empresa possa oferecer um atendimento personalizado e promover segurança no relacionamento.

Inicialmente a estratégia comumente era utilizada em players dos setores bancários e financeiros, voltada a empresas que correm riscos de fraudes financeiras, corrupção, entre outras ameaças. No entanto, ficou claro que o KYC é uma importante ferramenta para outros setores, inclusive para o e-commerce. Através de ações de KYC é possível identificar usuários de baixo, médio e alto risco.

Validação de dados: Parte integrante do processo de KYC, a validação cadastral é o processo de verificar as informações fornecidas pelo usuário no momento do cadastro. Confirmar documentos, data de nascimento, endereço, etc. Isso permite identificar se quem está fazendo a compra é de fato o dono daqueles dados informados.

Uma medida que você pode adotar no negócio é a validação cadastral, ou seja, à medida que os seus clientes se cadastram, você pode validar essas informações em diversas fontes. Pode ser, por exemplo, por CPF, endereço, RG, data de nascimento e diversas outras informações.
Isso lhe permite identificar a legitimidade da compra e confirmar se o usuário que está fazendo a compra é de fato o dono daqueles dados informados.

Chargeback: Uma questão importante deve ser considerada por qualquer loja virtual que venda com cartões de crédito é o não-reconhecimento pelo comprador, da compra efetuada em seu nome, mesmo após a transação ser aprovada pela administradora do cartão. Esta ocorrência muito comum é conhecida como chargeback. Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer ao ingressar no e-commerce é achar que ter índice zero de chargeback, por si só, é sinônimo de sucesso. Muitas vezes, esse zero é proveniente de uma grande quantidade de pedidos legítimos barrados, os falsos negativos.

Datamatch: É uma ferramenta criada pela Procob, bastante utilizada no e-commerce para checar contestações de compras. Trata-se de uma consulta que compara os dados que o usuário cadastrou na loja virtual e apresenta um relatório completo sobre possíveis vínculos com o titular do cartão de crédito.
Sendo possível revisar transações suspeitas, protegendo seu negócio contra fraude, diminuindo os riscos para suas vendas. Ao mesmo tempo é um instrumento que permite buscar ligações entre pessoas que possam ter relações familiares (marido/mulher, pai/filhos, etc) e até colegas de trabalho.

Conte com a Procob: A Procob disponibiliza os mais avançados recursos para aumentar a performance do e-commerce e mitigar riscos de fraude através de alta tecnologia. Com soluções em análise de dados evitando o chargeback além de diversos dados para relatório completo da situação cadastral do documento consultado.

As soluções Procob contribuem para prevenção à fraude e minimiza os riscos de vendas online. Converse com o nosso time comercial para saber mais.

 

Notícias
Relacionadas

09/11/2021

Black Friday: A importância de proteger sua empresa

Desde o início do isolamento social, foi possível observar o crescimento das transações comerciais online. Os dados confirmaram a evolução das [...]
Leia mais...

04/11/2021

7 dicas para prevenir fraudes na sua empresa durante a Black Friday

A internet nos oferece diversas facilidades para fazer bons negócios; porém a prevenção é a melhor forma de escapar das tentativas de fraude. [...]
Leia mais...

15/09/2021

15 de Setembro: Dia do Cliente

15 de setembro foi a data escolhida para homenagear consumidores e aquecer as vendas num período pouco expressivo para o comércio. Desde 2003, 15 [...]
Leia mais...